
Se você é usuário ativo do serviço de armazenamento na nuvem do Google, o Google Drive, já deve ter compartilhado um arquivo com algum outro usuário através da plataforma. Anteriormente, quando este arquivo era compartilhado, o outro usuário poderia realizar o download, impressão e cópia, mesmo que você não quisesse que isso acontecesse.
Pensando em dar mais controle aos usuários do serviço, o Google resolveu fazer algumas alterações neste sentido.
Agora, é possível compartilhar documentos e desabilitar as opções de download, impressão e cópia quando necessário. O novo recurso faz parte das novas ferramentas de Gerenciamento de Direitos de Informação presentes no Drive. Para utilizá-la, basta assinalar a opção que desabilita a capacidade de outras pessoas realizarem download, impressão e cópia do documento compartilhado. Os desenvolvedores podem implementar a funcionalidade em seus aplicativos através da API, que também já foi atualizada.

Uma vez que você desativa esses recursos, os documentos, planilhas e apresentações irão notificar os outros usuários que as opções download, impressão e cópia estão desativadas no menu Arquivo.
Certamente esta é uma excelente maneira de dificultar a ação de pessoas que tentam replicar um conteúdo que deveria ser dirigido apenas a determinadas pessoas.

No entanto, o Google sabe que a novidade não impedirá que o compartilhamento não-autorizado de conteúdos sensíveis aconteça. Infelizmente, os mais espertinhos ainda poderão fazer capturas de tela ou tirar fotos para compartilhar o conteúdo online. Mas, para muitos dos casos, a nova funcionalidade do Google será suficiente para impedir tais compartilhamentos.
O recurso está disponível até o momento somente para usuários web. Usuários móveis do Google Drive terão que esperar mais um pouco antes de contar com este novo recurso.
Via The Next Web
Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/google/agora-e-possivel-impedir-que-outras-pessoas-baixem-seus-arquivos-no-google-drive-45177/#ixzz3fzoRz5gb