Quando o assunto é atualização de sistema operacional, comprar um Android é, quase sempre, como jogar na loteria: você nunca sabe se será sorteado com uma atualização por parte da fabricante. Se você tiver um aparelho da Sammy, a situação tende a ser ainda pior.
Em 2013, quando comprei o meu finado Razr i (descanse em paz, amiguinho), o aparelho veio com o Android 4.0 e chegou a receber o 4.4, mas sequer conseguiu sentir o cheiro do pirulito. Já o meu novo filhote, o Moto Maxx, veio com o Android 5.0.2 e, como você pode ver no tweet abaixo, eu temia muito que ele nunca viesse a receber o Marshmallow, mas, felizmente, a Motorola me fez morder a língua.
Nesta sexta-feira, a empresa resolveu anunciar, em seu blog oficial, quais dispositivos fabricados por ela receberão a verão 6.0 do Android (aqui tem uma listagem para o Brasil). Mesmo sendo uma lista bem enxuta, que muito provavelmente não deixou alguns donos de Moto X e G felizes, proprietários dos onze modelos abaixo podem comemorar:
- Moto X Style
- Moto X Play
- Moto Maxx
- Moto G (3ª Geração)
- Moto G (2ª Geração)
- Moto X (2ª Geração)
- Moto G LTE (2ª Geração)
Além de anunciar os modelos contemplados, a Motorola aproveitou para dar ênfase aos novos recursos que os dispositivos receberão juntamente com a nova versão do Android:
- Doze Mode — o recurso fica de olhos nos apps quando o celular não está sendo utilizado e ajuda a diminuir o consumo de bateria;
- Now on Tap — exibe informações contextuais de acordo com o app aberto com um simples pressionar e segurar no botão home;
- Android Pay — risos para nós, brasileiros (espero, novamente, morder a língua);
- Direct Share — sistema de compartilhamento de arquivos, imagens e links aperfeiçoado (particularmente, já acho o sistema muito bom);
- Simpler volume controls — um sistema de controle de volumes de toques e de media mais intuitivos.
Por entrarem em conflito direto com as novidades do Android 6.0 Marshmallow, a Motorola anunciou que os serviços proprietários Moto Assist, Motorola Connect e Motorola Migrate darão lugar às soluções nativas do sistema operacional.
