Identifique o problema
A primeira coisa que deve ser feita é descobrir a causa do problema. Um aplicativo, vários apps ou o sistema em si podem interferir no desempenho do sistema em geral. O Trepn Profiler (em inglês), desenvolvido pela Qualcomm, exibe o desempenho de cada núcleo do processador em tempo real. Bem como informações sobre o tráfego de redes móveis, Wi-Fi, uso de RAM e GPU. Você pode configurar perfis específicos para remover os dados acumulados, como informações offline, por exemplo. Uma vez que você já descobriu o problema específico, pode passar para as dicas que apresentamos abaixo.

- Como acelerar a conexão Wi-Fi do seu Android
- Como acelerar o browser no Android e navegar mais rápido pela internet


Limpar o cache dos aplicativos
Dados inúteis podem ser armazenados na memória temporária dos seus aplicativos e afetar a velocidade do seu aparelho. É possível limpar o cache dos apps individualmente selecionando Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos. Clique em seguida no aplicativo desejado e depois em "Limpar cache". Existem, além disso, diversos aplicativos gratuitos na Play Store que podem automatizar o processo. Entre os mais populares, podemos citar o CCleaner, que você pode fazer o download diretamente na Play Store através do botão abaixo da imagem.
- Clean Master vs. CCleaner: qual dos dois limpa melhor o seu celular?


Caso você esteja procurando alternativas para apagar o cache do dispositivo por completo, será possível recorrer a opção "Dados do cache" encontrada no menu "Armazenamento" (o nome varia de acordo com a versão do Android). Além de limpar o cache, é possível remover arquivos baixados e dados armazenados pelo sistema. Você pode consultar qual é a diferença entre limpar dados e cache através do artigo abaixo:
- Apagar dados vs. limpar cache: Qual é a diferença?

Desinstalar ou desativar aplicativos não usados
Quanto menos memória livre o seu dispositivo tiver, mais lento ele ficará. Dessa forma, é sempre importante fazer uma faxina na sua galeria de apps, desinstalando os aplicativos que você não usa mais e desativando aqueles que não podem ser apagados. Você também pode desabilitar os aplicativos que vieram pré-carregados no seu telefone, mas tenha certeza que você não irá precisar deles no futuro. Para isso, preparamos dois artigos completos sobre quais aplicativos podem ser desinstalados e como desinstalá-los de seu dispositivo:

- Desativar aplicativos no Android: o que significa, quais são os benefícios e como fazer
- Quais aplicativos nativos do Android você pode desativar?
Se você tiver com acesso root em seu dispositivo, a remoção será ainda mais fácil. Se não, você pode simplesmente ir para as propriedades de aplicativos e desativar o aplicativo para impedir sua execução e usando os recursos nativos do seu dispositivo.

Desabilitar animações
Nas opções de desenvolvedor, você pode desabilitar as animações dentro do sistema operacional clicando em “Escala de animação da janela”, e na sequência "Animação desligada". Assim, não serão ativadas animações que ocorrem quando você abre e fecha aplicativos, tornando todo o processo mais rápidos. Você pode reativar as animações qualquer momento.

As opções de desenvolvedor são acessadas clicando-se sete vezes no número de montagem em Configurações > Sobre o telefone > Número de montagem. Essas configurações podem alterar profundamente o funcionamento do seu aparelho e não devem ser mudadas a não ser que você tenha certeza do que está fazendo.

Transferir aplicativos para a memória externa
Se o seu dispositivo inclui a opção de memória expansível, você também pode mover aplicativos para o cartão microSD. Essa funcionalidade fará com que o seu dispositivo libere mais memória e, em consequência, a performance do dispositivo poderá ser otimizada. Para isso, clique em Configurações > Aplicativos, selecione o app e clique em “Mover para microSD”. Claro, certifique-se que o seu dispositivo possua um cartão microSD instalado.
- Memória insuficiente no Android: como resolver o problema
- O Android M e o gerenciamento da memória interna do seu smartphone
Diminuir o número de widgets
Reduzir o número de widgets fará o seu smartphone rodar de maneira mais suave, além de economizar a bateria. Se você tiver algum widget ativo que não possui serventia, considere desativá-lo de seu dispositivo. Claro, não há problemas em ter alguns widgets ativos. Para fazê-lo escolha o widget a ser apagado, clique longamente na homescreen e mova-o para o alto da tela.


Manter o seu dispositivo atualizado
Sempre faça os updates disponíveis. Eles incluem a otimização do sistema, o conserto de bugs e de maneira geral melhoram a estabilidade do seu aparelho, o que obviamente influi no melhor funcionamento do mesmo. Para verificar se existe alguma atualização disponível, vá até Configurações > Sobre o telefone > Atualização de software.
- Android Lollipop: quais dispositivos receberão a atualização?
- Android M: Que dispositivos receberão a atualização?
Monitorar o uso da bateria
Não se esqueça que você também pode manter o controle sobre os aplicativos que usam muita bateria, vá paraConfigurações> Bateria. Você também pode monitorar o uso da memória RAM em Configurações> Aplicativos e selecionar a opção "Aplicativos em cache". Essa última opção exibirá uma estatística de processos que estão rodando em seu dispositivo. Você poderá desativar alguns processos em segundo plano para otimizar o funcionamento do sistema e da bateria.

- Dicas para aumentar a duração da bateria do seu Android
- 6 erros que podem danificar a bateria do seu smartphone

Se você está procurando por mais dicas para dispositivos específicos, separamos alguns artigos que podem te ajudar. Confira-os através dos links abaixo: